GESTAR II Língua Portuguesa
Avançando na prática = Gêneros textuais: BiografiaUnidade Escolar Raimundo Joaquim dos Santos
Cachoeirinha Domingos Mourão – PI
Turno: vespertino / Turma: 5ª “A”
Professora: Diana Barbosa.
Desenvolvimento
1ª etapa
solicitar que os alunos conte a sua história, suas marcas pessoais, suas lembranças mais queridas e fatos relevantes de sua vida. Desde o início os alunos foram informados que iriam escrever uma biografia e que a sua história somada à dos colegas se transformará em livro.
2ª etapa 1ª etapa
solicitar que os alunos conte a sua história, suas marcas pessoais, suas lembranças mais queridas e fatos relevantes de sua vida. Desde o início os alunos foram informados que iriam escrever uma biografia e que a sua história somada à dos colegas se transformará em livro.
Leitura em voz alta e vídeo de biografias de personalidades da TV e da literatura. Por meio delas, os alunos se familiarizam com esse tipo de texto, além de conhecer um pouco da vida de Monteiro Lobato e Renato Aragão. Conversa com a turma sobre as características identificadas e o que diferencia esse tipo de texto dos demais.
Elaboração de roteiro, contemplando todos os assuntos que eles gostariam de escrever nas biografias: nome, local de nascimento, nomes dos pais, irmãos, avós, o que mais gostam de fazer na escola e fora dela, as comidas preferidas, os bichos de estimação, as lembranças mais queridas, histórias divertidas.
3ª etapa
Com o roteiro pronto os alunos iniciam a produção do texto. Revisão coletiva do texto a partir de perguntas: “O que precisamos fazer para que essa biografia fique mais bonita e mais gostosa de ler?”. O que eles fazem para deixar um texto melhor. Ilustrar as biografias com fotos impressas. Escrever o índice o índice do livro e assinatura dos autores.
Diana Barbosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário