RELATÓRIO
GESTAR II- PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR.
Avançando na prática = Variantes lingüísticas dialetuos e registros.Unidade Escolar Raimundo Joaquim dos Santos
Cachoeirinha Domingos Mourão – PI
Turno: noturno Tuma: 9º ano (8ª série)
Professora: Mayara Francélia Ferreira.
Essa atividade propôs aos alunos fazer a leitura dramática de uma crônica de Drummond. Como meus alunos da 8ª série são bons nisso a atividade ficou divertida e super interessante. Dividi a sala em grupos e propus que eles fizessem primeiro uma leitura oral entre eles para perceber os dialetos e registros da língua utilizada. Depois pedi que todos ensaiassem a leitura para dramatizá-la após alguns minutos de ensaio.
Todos os grupos leram e releram a crônicas buscando expressar-se da maneira mais próxima ao dialeto; alguns foram tímidos, porém outros alunos que tenho e que já tem uma desenvoltura teatral desenvolveram a atividade com bastante competência, humor e fazendo as marcações enfáticas quanto aos dialetos registrados na crônica.
Foi uma atividade pequena e até rápida, perto das outras que já fiz, porém foi uma atividade onde todos participaram e trabalharam a sua forma os dialetos e registros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário